Tookas Surf and Street
 

Freesurfe: Você Conhece as Regras?

Por CRISTIAN - 02/12/2015 - 09h54min




Foto: www.ilhagrande.com.br


 


 


Com a aproximação do verão e principalmente com o crescimento da popularidade do surfe no Brasil recentemente, é comum a cada sessão de surfe nos depararmos com novos atletas amadores. São crianças, adolescentes e adultos do sexo masculino e feminino que estão buscando por diversão, por uma vida mais saudável, pelo contato com o oceano e a natureza, por um novo círculo de amizade ou por algum dos inúmeros outros benefícios que nosso esporte oferece aos praticantes.


Embora existam muitas escolas de surfe em várias praias do nosso vasto litoral, há também os que optam por serem autodidatas e que aprendem a surfar com a prática, sozinhos. Porém, muitos não conhecem conceitos básicos, regras indispensáveis que existem para organizar o outline, para que todos possam surfar suas ondas sem atrapalhar os demais ou mesmo causar acidentes. Se você não quer machucar alguém ou acabar caindo em uma confusão com locais ou surfistas mais experientes, se ligue nessas dicas básicas, que todos os surfistas precisam saber antes mesmo de aprenderem a remar. Não se engane, essas são regras conhecidas e praticadas em quase todos as praias do mundo onde a civilidade e as boas maneiras coexistem com a tão famosa fissura dos surfistas.


A primeira regra que você precisa conhecer é usada quando você está entrando no mar em direção ao outside, no início da sessão de surfe ou após ter pego uma onda. Nunca, repito, NUNCA reme em direção à parede da onda para evitar ser lavado pela espuma ou evitar levar o lip na cabeça quando outro surfista vier surfando a onda que vai passar por você. Você sempre deve deixar a parede da onda livre para quem estiver nela poder fazer sua linha e executar suas manobras. Remar em direção à parede limpa da onda, embora diminua seu esforço para voltar ao pico, pode provocar um grave acidente de atropelamento ou no mínimo estragar a onda de quem vinha surfando. Se você estiver surfando em um point break, reme por fora, nunca pela zona de impacto tentando cortar caminho. Portanto, regra número um: NUNCA reme em direção à parede da onda quando a onda vier em sua direção com um surfista nela.


A segunda regra básica diz respeito à prioridade de ondas. Quando uma onda é disputada por dois ou mais surfistas, terá a prioridade para surfar a onda quem estiver do lado de dentro dela, ou seja, do lado mais próximo ao pico da onda. O surfista que estiver disputando uma onda mas, estiver posicionado mais para o rabo da onda deve, obrigatoriamente, cedê-la à quem vem mais de dentro da onda. Em outras palavras, se você quiser entrar em uma esquerda, mas outro surfista posicionado à sua direita estiver disputando a mesma onda, você deve cedê-la ou, de preferência, se quer remar, para interferir o mínimo possível na onda do outro surfista. Às vezes, mesmo sem entrar na onda, apenas remando e desistindo em seguida, você pode estragar a melhor sessão de uma onda como um tubo, por exemplo, ou a parte onde o outro surfista faria a manobra que planejava. Entrar ou remar na onda de outra pessoa sem que você tenha a preferência chama-se rabear. Se você rabear alguém sem intenção durante uma sessão de surfe, desculpe-se. Pode até usar como pretexto para iniciar uma conversa. Agora, se você rabear seguidas vezes, é melhor você procurar outro lugar para aprender, antes que os incidentes provoquem discussões.


A regra número dois leva muita gente desavisada (ou mesmo folgada) a querer estar sempre no pico, do lado de dentro da onda. Assim, sempre que vier uma onda eles terão prioridade sobre os demais. Mas isso na verdade fere a terceira regra básica em um mar com algum crowd: respeite a vez. Não é por que você está em melhor forma que os demais ou surfa melhor, que você terá o direito de usar sua disposição física para sempre que surfar uma onda voltar para o pico remando e passar em frente aos outros surfistas que ainda não surfaram ondas depois de você. Isso chama-se dar a volta e é uma grande falta de educação além de motivo para outras discussões. Não faça isso. Se o crowd te incomoda, procure um lugar mais vazio para surfar ou espere o mar crescer.


O tipo de prancha que você usa pode lhe dar vantagem na remada e lhe levar a se sentir no direito de ignorar as regras anteriores. Se você usa um bodyboard, um longboard (pranchão) ou um stand up board (SUP) não use a vantagem da sua nadadeira ou da flutuação da sua prancha para entrar antes de todos na onda e assim achar que sempre terá a prioridade. Lembre-se que todos querem surfar. Querer estar sempre melhor posicionado ou na prioridade fará com que você seja mal visto e mal quisto no outside. Pegue suas ondas, não deixe de surfar, mas pegue apenas tantas ondas quanto os demais que estiverem à sua volta. Nem mais, nem menos.


Agora, se você estiver de jet ski (moto aquática) saiba que você não é bem-vindo onde há pessoas surfando, salvo quando o mar estiver gigante, fora de controle e ninguém puder entrar em uma onda sem o auxílio dessas máquinas. Jet skis podem auxiliar e podem até salvar vidas, mas são poluidores, seja pelo combustível queimado ou pelo barulho que emitem. Além disso são como uma arma quando há muita gente ao redor, podendo causar acidentes, inclusive fatais, que você não quer ser o protagonista.


Portanto se você quer ingressar no mundo do surfe, ingresse pela porta da frente. Novos praticantes são sempre muito bem vindos, mas conheça as regras básicas para evitar confusões e acidentes. Sempre que tiver chance, converse com locais e surfistas mais experientes para sanar outras dúvidas e entender como devemos nos comportar para garantirmos nossas ondas sem atrapalhar as ondas dos demais.


Boas ondas!


Fonte http://nasondascombanana.com.br/
Twitter Compartilhar via Orkut  

Comente com o facebook

 

19/01 - Sobre realizar sonhos

11/01 - Altas nas “Férias de Verão”

06/01 - ZANA HICKEL 5 – Retrospectiva WT 2015

21/12 - Contra Tudo e Contra Todos

17/12 - Mineirinho e Medina x Fanning

16/12 - Tão Perto, Tão Longe.

08/12 - Surfista é resgatado em PIPE após uma VACA SINISTRA

07/12 - Mick Fanning é campeão em Sunset

03/12 - Curta nossa pagina no Facebook

01/12 - Lixo: Moradores fazem multirão no Ervino

 

Receba promoções, novidades e informações da Tookas Surf and Street
em primeira mão diretamente em seu e-mail!